Blog do Beto Kieling

Crônicas, dicas e etcétera e tal

Perguntas

O Papa Bento XVI renunciou. A Nice Richter renunciou. Só o Renan Calheiros não renuncia, veja só.

O Musicanto está outra vez acéfalo. E também em nova crise. Isso não é nenhuma novidade. Nós temos a tendência natural de imaginar que o evento (ou a entidade) deva ser algo sólido, permanente, imutável. Mas crises, especialmente quando envolvem temas culturais, podem ser benéficas. Seja para mudar rumos, seja para provocar reflexões.

Os desentendimentos pessoais e políticos que estão por trás da crise atual não podem ser tão grandes que impeçam o debate sobre os rumos do Musicanto. E uma das questões que deverão ser respondidas, num futuro próximo, é a seguinte: Santa Rosa deseja mesmo continuar realizando o festival?

************

Conversa de esquina:

O Chávez morreu”.

Nossa! Coitadinhos do Kico e da Chiquinha…”

************

Aliás, falando em Chávez, seu erro maior foi estimular os antagonismos sociais. Talvez tenha sido uma estratégia eleitoral, sei lá, mas o fato é que isso dividiu a Venezuela.

Por outro lado, utilizar o dinheiro do petróleo para melhorar as condições de vida da população pobre foi o seu grande mérito. A Venezuela é rica, mas, por incrível que pareça, nunca teve políticas sociais dignas. O que faziam com tanto dinheiro antes de Chávez? A resposta parece óbvia, não é?

************

E por falar em riqueza, a ONG britânica Oxfam divulgou que as 100 pessoas mais ricas do mundo faturaram, em 2012, a mixaria de 240 bilhões de dólares.

Com esse dinheiro, daria para resolver a fome do mundo umas três vezes. Dá o que pensar, certo?

************

Noticiado esta semana o arrombamento de uma livraria no centro da cidade. A propósito, arrombamentos a estabelecimentos comerciais têm se tornado corriqueiros, o que deixa a suspeita de que os gatunos andam muito faceiros em Santa Rosa.

Mas a notícia da invasão da livraria dava conta de que os proprietários, pelo menos num primeiro momento, não sabiam quais os objetos furtados, e se entre eles haveria algo de grande valor.

Pois fiquei matutando a respeito. Tratando-se de uma livraria, presume-se que existiam livros. E se não foi constatada a falta de dinheiro ou objetos valiosos, a conclusão a que cheguei é bastante lógica. Os malandros levaram livros para ler no final de semana! Alguém duvida?

Seria mesmo inusitado o diálogo dos ladrões após o roubo:

“O que você conseguiu?”

“Um Érico Veríssimo, dois Philip Roth e um Saramago”.

“Cara, você se saiu melhor do que eu, que consegui só um Paulo Coelho e dois Jorge Amado, e ainda assim de segunda mão…”

Anúncios

07/03/2013 - Posted by | Crônica Semanal

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: